Mídia Exterior cresce no primeiro semestre de 2013
A publicação do resultado semestral do Projeto Inter-Meios revela a tendência de crescimento de investimento no segmento de Mídia Exterior, movimento já sinalizado em relatórios anteriores.
Apesar de ficarem aquém das expectativas dos principais veículos e profissionais, os resultados obtidos revelam uma preocupação com o que acontecerá até o final do ano. Já o Setor de Mídia Exterior apresentou um crescimento invejável de 11,51%, permanecendo atrás apenas da mídia em cinema, com 13,7%. O setor de Mídia Exterior planeja um crescimento de 6% até o final do ano.
Segundo o Projeto Inter-Meios, o mercado cresceu 2,4% em relação ao primeiro semestre de 2012, somando R$ 14,63 bilhões neste ano. Já o último relatório do Media Book 2013, publicação anual do IBOPE Media, informou que a publicidade movimentou cerca de U$$82 bilhões na América Latina, em 2012, em 13 dos países da América Latina. No período, a TV aberta foi responsável por 56% do total dos investimentos, movimentando cerca de U$$ 46 bilhões.
Na sequência, com investimentos em torno dos U$$14 bilhões aparecem os jornais, que representaram 18% do bolo publicitário no ano. Em terceiro lugar, com participação de 9% no total está a TV por assinatura, que faturou cerca de U$$7,5 bilhões. Depois aparecem o rádio e as revistas representando, ambos, 6% do total do bolo publicitário, com investimentos em cerca de U$$5 bilhões cada.
Já a internet representou 5% do total de investimentos, com investimentos de cerca de U$$4 bilhões.
Fonte: IBOPE Media: todos os países exceto Chile. Megatime: Chile. Nota: Tarifas oficiais sem desconto. Foram consideradas as conversões da moeda local para o dólar.